O capitão da Polícia Militar da Bahia, Mauro das Neves Grunfeld, foi preso na manhã desta quinta-feira, 11 de outubro de 2023, durante a Megaoperação Zimmer, que visa desmantelar uma organização criminosa envolvida em tráfico de drogas e outros crimes em Salvador.
Grunfeld é considerado uma das lideranças do crime organizado e, anteriormente, já tinha sido investigado na Operação Fogo Amigo em 2024, que apurou a comercialização ilegal de armas para facções. Ele chegou a ser liberado após obter uma liminar, mas esta foi posteriormente suspensa pelo Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco).
O capitão foi denunciado em 7 de junho de 2024 por envolvimento em organização criminosa armada e comercialização ilegal de armas. As investigações revelaram um esquema complexo onde Grunfeld e outros envolvidos obtinham armas e munições de forma clandestina, abastecendo as facções na Bahia.
Grunfeld, que era ex-subcomandante da 41ª Companhia Independente da PM (CIPM/Federação-Garcia), foi condecorado em 2023 como policial militar padrão do ano, mas sua carreira foi gravemente afetada por essas acusações. O Superior Tribunal de Justiça havia revogado sua prisão preventiva em maio de 2025, mas uma nova liminar do Gaeco restabeleceu a detenção do capitão.

