Apesar dos rumores de cancelamento e de uma sequência de desafios recentes, o Carnaval no Nordeste de Amaralina, em Salvador, na Bahia, celebra seu terceiro dia com muita alegria e, principalmente, segurança. A festa, que acontece no Circuito Mestre Bimba, segue sem qualquer registro de crimes contra a vida, um reflexo do esquema especial de policiamento montado para a região.
Dias antes do início da folia, muitas falas circularam sobre a possibilidade de a festa não acontecer, especialmente depois de algumas ocorrências violentas na área. No entanto, o otimismo e a força da comunidade, aliados a um planejamento estratégico de segurança, garantiram que a celebração seguisse adiante.
Segurança Reforçada desde o Planejamento
A preocupação com a segurança não é de hoje. Na última quarta-feira, 11, o secretário da Segurança Pública (SSP), Marcelo Werner, já havia confirmado, em entrevista ao Grupo A TARDE, um plano de ação focado em garantir a tranquilidade e impedir qualquer incidente que pudesse atrapalhar o Carnaval. Esse compromisso foi reafirmado nesta sexta-feira, 13, pelo comandante do 30º Batalhão da Polícia Militar (BPM), tenente-coronel Paraíso, que é o responsável pela segurança de todo o Complexo do Nordeste de Amaralina.
"A gente tem no Circuito Mestre Bimba policiais distribuídos ao longo de todo o circuito, incluindo em postos elevados de observação, onde eles ficam de maneira estática, observando não só os foliões, mas também a passagem das atrações, caso tenha necessidade de intervir. Também temos os policiais em forma de patrulha, onde vão e voltam a pé, observando mais de perto o folião, toda essa questão da segurança pública", explicou o tenente-coronel Paraíso sobre a estratégia de policiamento.
Ele também fez questão de tranquilizar os moradores e visitantes:
"A gente pode afirmar que, dentro desses três dias, não tivemos nenhum registro de ocorrência, e que o Carnaval é sim tranquilo, de paz, de ordem, de muita alegria. Então, a população pode vir tranquilamente para brincar seu Carnaval dentro do Circuito Mestre Bimba. A Polícia Militar, em momento algum, vai se furtar de estar presente. Isso de forma alguma."
O comandante mencionou ainda o "sentimento de luto de dias passados", fazendo referência à perda do cabo Glauber Rosa, morto em serviço no dia 3 deste mês, o que contextualiza a preocupação com a segurança na região.
Policiamento Atento Dentro e Fora do Circuito
Questionado sobre um confronto que aconteceu na noite da quinta-feira, 12, na localidade conhecida como Cracolândia, no Nordeste de Amaralina, o tenente-coronel Paraíso esclareceu que essa ocorrência se deu fora do percurso da festa. Ele garantiu que o policiamento ostensivo continua em todas as áreas, inclusive as que não fazem parte do circuito oficial do Carnaval.
"A gente tem que saber distinguir o que é atividade de policiamento ordinário, onde a gente tem, por vezes, o enfrentamento por parte de marginais e a Polícia Militar, de uma maneira muito técnica, muito profissional, vai estar sempre fazendo esse combate para o Circuito Mestre Bimba, Carnaval de Bairro, ou o Circuito de Carnaval, como aqui é denominado", afirmou.
O oficial concluiu reforçando o compromisso com a segurança até o último dia da folia:
"O Mestre Bimba é um circuito que tem todo o apoio e a presença em massa da corporação Polícia Militar, atendendo a comunidade. E a gente vai manter dessa forma. A gente está chegando no terceiro dia e vamos chegar no último dia, com fé em Deus e com toda certeza, com a garantia do policiamento e com zero ocorrências."

