A Estrada de Ferro Carajás (EFC), que se destaca como o trem brasileiro com maior trajeto da América do Sul, passará a operar com circulação diária a partir de 2027. A linha, que é administrada pela Vale, conecta os estados do Maranhão e Pará, percorrendo quase 1 mil quilômetros.
A mudança na frequência dos serviços foi anunciada como parte do contrato de antecipação das concessões assinado entre a Vale e o Governo Federal em 2020. Atualmente, a EFC realiza viagens de São Luís (MA) apenas às segundas, quintas e sábados, partindo sempre às 8 horas, com o retorno de Parauapebas (PA) ocorrendo às terças, sextas e domingos no mesmo horário.
Com a nova programação, o transporte será oferecido todos os dias. A viagem completa do trem leva em média 16 horas e, em 2024, a linha já havia transportado 423 mil passageiros, cobrindo 27 cidades nos dois estados.
Os preços das passagens para o trecho completo variam entre R$ 170, na classe executiva, e R$ 90, na classe econômica. Os vagões são equipados com ar-condicionado e contam com um vagão restaurante, além de permitir que cada passageiro leve gratuitamente uma mala de até 35 quilos e uma bolsa pequena.
Outra via férrea notável da Vale, a Estrada de Ferro Vitória-Minas (EFVM), que abrange 664 km entre Minas Gerais e Espírito Santo, também apresentará novidades. A partir de janeiro de 2026, a EFVM terá um segundo horário noturno em cada sentido, incluindo circulação durante as férias de julho, como parte do novo contrato de concessão com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

