Esportes

Copa do Brasil dará duas vagas à Libertadores a partir de 2026, afirma CBF

A partir de 2026, a Copa do Brasil classificará dois times à Libertadores, com detalhes sobre vagas sendo analisados pela CBF.
Por Redação
Copa do Brasil dará duas vagas à Libertadores a partir de 2026, afirma CBF
Compartilhe:

A partir de 2026, a Copa do Brasil classificará dois times à Copa Libertadores. A informação foi divulgada pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) durante o Conselho Técnico da Série A realizado na última quinta-feira (11).

Tradicionalmente, a competição nacional qualificava apenas o campeão para a fase de grupos da Libertadores. Com a nova regra, a CBF ainda decidirá se a segunda vaga, destinada ao vice-campeão, será para a fase de grupos ou para a etapa classificatória, conhecida como Pré-Libertadores.

Outro ponto em análise pela CBF é o que ocorrerá caso os dois primeiros colocados da Copa do Brasil já tenham garantido a classificação para a Libertadores por meio do Campeonato Brasileiro. Atualmente, o Brasileirão oferece quatro vagas diretas para a competição sul-americana e mais duas para a Pré-Libertadores.

Essas mudanças chegam como parte dos esforços da CBF para valorizar ainda mais a Copa do Brasil, uma das competições mais tradicionais do futebol brasileiro.