A General Motors (GM) deu um grande passo para o futuro dos carros elétricos no Brasil, abrindo uma nova fábrica no Ceará. Com o nome de PACE (Planta Automotiva do Ceará), a unidade já começou a fabricar o Chevrolet Spark EUV e promete, a partir de 2026, montar também o Chevrolet Captiva EV. Essa novidade coloca o Nordeste em um papel de destaque na indústria automotiva nacional, criando empregos e trazendo tecnologia de ponta para a região.
Localizada em Horizonte, no Ceará, a fábrica da GM ocupou um espaço que antes pertencia à Troller. Um galpão de mais de 30 anos foi completamente transformado para abrigar a produção de veículos 100% elétricos. Agora, essa operação funciona com a gestão da Comexport, uma parceria estratégica que promete impulsionar a fabricação de carros limpos no país.
Carros Elétricos 'Made in Ceará': Spark EUV e Captiva EV
Mesmo antes da produção oficial do Spark EUV, a GM já tinha planos ambiciosos para a Comexport. A marca encomendou a montagem de um segundo modelo elétrico: o Captiva EV. Este SUV elétrico será uma peça-chave na estratégia da GM para expandir a eletrificação no mercado brasileiro, oferecendo mais uma opção para quem busca um carro moderno e sustentável.
Juntas, a GM e a Comexport esperam fabricar cerca de 8.800 veículos elétricos por ano. Desse total, 3.000 unidades serão do Captiva EV e o restante, do Spark EUV. A fábrica PACE tem capacidade inicial para produzir 10 mil veículos por ano, e pode aumentar esse número conforme a demanda por carros elétricos crescer no país.
Investimento e Conteúdo Nacional
Um dos pontos mais interessantes desse projeto é o avanço rápido na nacionalização da produção. A partir do ano que vem, os carros elétricos feitos no Ceará terão 35% de componentes produzidos aqui no Brasil. Esse é um percentual significativo para o começo da eletrificação em nosso país, e a ideia é que a fábrica ajude a criar um novo polo industrial ao redor, gerando ainda mais oportunidades.
Alan Goldlust, presidente da Comexport, destacou a preparação da fábrica: “A PACE reúne condições únicas para apoiar a introdução da mobilidade elétrica no Brasil. Nossa operação no Ceará permite produzir veículos com eficiência, flexibilidade e rigor tecnológico. Estamos preparados para atender às demandas da GM e outros clientes e desenvolver competências que fortalecerão a presença do Estado em uma nova etapa da indústria automotiva.”
A decisão de trazer a fabricação para o Brasil é vista como um movimento estratégico. Santiago Chamorro, presidente da GM América do Sul, reforçou a importância:
“Trazer a produção do Spark EUV e do Captiva EV para o Brasil é um passo coerente com tudo o que defendemos para a indústria nacional: competitividade, tecnologia e visão de longo prazo. O país tem capacidade, escala e talento para avançar na eletrificação, desde que os movimentos sejam responsáveis e alinhados ao estágio do mercado.”
A fábrica PACE recebeu um investimento inicial de 400 milhões de reais, com mais 500 milhões de reais previstos para pesquisa e desenvolvimento. Ela foi pensada para ser uma planta multimarcas, pronta para atender diferentes necessidades da indústria.
Como a Produção Funciona e o Futuro
O Chevrolet Spark EUV começou a ser montado no Ceará usando o sistema SKD (Semi Knock-Down), ou seja, kits semidesmontados que vêm principalmente da SAIC-GM, na China, e são finalizados aqui. Enquanto os processos de fabricação local ainda estão sendo ajustados, o carro continua sendo importado para garantir que não falte oferta no mercado. A expectativa é que as primeiras unidades "made in Ceará" cheguem às lojas entre o fim de janeiro e o começo de fevereiro.
No curto prazo, a prioridade é atender o mercado brasileiro. No entanto, a possibilidade de exportar esses veículos, especialmente para a Argentina, já está sendo avaliada para um futuro próximo. Essa operação no Ceará mostra o crescimento do Nordeste na indústria automotiva e promete muitos impactos positivos, como a criação de empregos e o desenvolvimento de novas habilidades ligadas à tecnologia dos veículos elétricos.

