A partir do dia 1º de dezembro, a Câmara Municipal de Sento Sé, na Bahia, terá sua composição alterada após uma decisão da Justiça Eleitoral que anulou todos os votos do PSD. Como resultado, três novos vereadores tomarão posse, substituindo os que tiveram seus mandatos cassados por fraudes na cota de gênero durante as eleições de 2024.
A 96ª Zona Eleitoral confirmou, nesta terça-feira, 25, os nomes dos substitutos: José Cláudio de Oliveira Santos, conhecido como Dr. Cláudio, do PT; Elyabe Lopes Ribeiro Barros, do PSDB; e Enos André de Castro Paes, chamado André do Juquinha, do MDB. Os novos edis já estão aptos para serem diplomados, e a cerimônia de posse está agendada para a próxima segunda-feira.
O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) afirmou que a repercussão da decisão de anulação dos votos teve origem na constatação de que o PSD utilizou candidaturas femininas fictícias, apenas para atender a cota mínima de gênero exigida por lei. Essa prática foi caracterizada como fraude eleitoral e resultou na cassação dos mandatos dos vereadores Hailton Rocha, Denis Almeida e Jáder Sento Sé.
A nova formação da Câmara Municipal de Sento Sé representa uma mudança significativa no cenário político local, uma vez que altera a dinâmica de poder na gestão pública do município.

