Curiosidades e tecnologia

Novo comprimido Wegovy apresenta eficácia semelhante à do Ozempic nos EUA

Estudo em Atlanta confirma que o comprimido Wegovy, com semaglutida 25 mg, é tão eficaz quanto o Ozempic na perda de peso e melhora da glicose.
Por Redação
Novo comprimido Wegovy apresenta eficácia semelhante à do Ozempic nos EUA

Wegovy em comprimido (semaglutida 25 mg) tem o mesmo impacto na perda de peso que a versão injetável -

Compartilhe:

Cientistas apresentaram esta semana, em Atlanta (EUA), resultados que confirmam que o comprimido Wegovy, com semaglutida 25 mg, pode oferecer o mesmo efeito de perda de peso que a versão injetável do Ozempic. O estudo revelou que os participantes conseguiram eliminar entre 5% e mais de 20% do peso corporal, com uma média de 16,6%, resultado bastante semelhante aos 17% da versão injetável.

Cerca de um terço dos indivíduos na pesquisa conseguiu uma redução superior a 20%, indicando a eficácia da nova formulação em comprimidos como uma alternativa viável no tratamento da obesidade. Além disso, os participantes também relataram melhorias nos indicadores de saúde, incluindo benefícios cardiovasculares e controle glicêmico.

Entre os pacientes com pré-diabetes, 71,1% alcançaram níveis normais de glicose, em contraste com 33,3% do grupo que recebeu placebo. Os resultados foram mais significativos para aqueles que perderam mais de 15% de peso, promovendo uma melhoria geral no bem-estar.

A pesquisa destacou ainda a resposta positiva ao tratamento entre mulheres na menopausa, com perda de peso significativa em todas as fases de menopausa: 18,2% para pré-menopausa, 15% para perimenopausa e 15,7% para pós-menopausa, evidenciando a eficácia do medicamento mesmo diante de alterações hormonais.

Os participantes também relataram melhorias na capacidade física, com 77,3% dos que utilizaram o comprimido indicando ganhos de disposição, comparado a 42,9% no grupo placebo. Em relação aos efeitos colaterais, na maioria das vezes leves a moderados, os sintomas incluíram náusea e vômito, com apenas 6,9% dos pacientes abandonando o tratamento.

A versão em comprimido do Wegovy ainda aguarda aprovação, uma vez que a Novo Nordisk protocolou junto à FDA um pedido de Novo Medicamento em fevereiro, com previsão de análise até o final de 2023. No Brasil, ainda não há data definida para a liberação do uso do novo medicamento.