Polícia

Operação Verão 2025/2026 dos Bombeiros da Bahia reforça segurança nas praias

Na Bahia, Corpo de Bombeiros lança a Operação Verão 2025/2026 com novos equipamentos para proteger banhistas nas praias durante a alta temporada.
Por Redação
Operação Verão 2025/2026 dos Bombeiros da Bahia reforça segurança nas praias

Aloísio Mascarenhas Fernandes -

Compartilhe:

Na última quarta-feira, 26, o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA) lançou a Operação Verão 2025/2026 no Jardim de Alah, em Salvador, apresentando novos equipamentos que visam aprimorar a segurança nas praias durante a alta temporada. O comandante da corporação, coronel Aloísio Mascarenhas Fernandes, destacou que esses materiais são fundamentais para mitigar os riscos de afogamentos, cuja incidência aumenta neste período.

A iniciativa contará com a mobilização de 11 mil profissionais de segurança pública em 111 municípios baianos e envolve a entrega de mais de 160 novos veículos, incluindo viaturas, bases móveis, furgões, embarcações, além de kits para salvamento e equipamentos de resgate aquático.

“Essa entrega é muito relevante porque dá suporte ao planejamento robusto que nós realizamos para a Operação Verão deste ano. Estamos intensificando as atividades do Corpo de Bombeiros, em especial a proteção aos banhistas nos nossos balneários”, afirmou o coronel.

O aumento do fluxo de turistas nas praias da Bahia levou o Corpo de Bombeiros a intensificar sua presença em áreas litorâneas e realizar novos investimentos em equipamentos para salvamento aquático e busca subaquática. O coronel ressaltou a importância dos novos instrumentos para as operações de salvamento.

Além da proteção aos banhistas, o verão requer cuidados com outras ocorrências, como enchentes, incêndios e atendimentos pré-hospitalares. O comandante ressaltou a ampliação das atividades para responder a incêndios em vegetação urbana e a cuidados necessários durante chuvas fortes, além de atender a incêndios florestais.

O reforço na operação, segundo Mascarenhas, é vital para manter a Bahia como um destino turístico seguro e receptivo. A expectativa é de que as ações contribuam para garantir a segurança de turistas e moradores durante a alta temporada.