Nos últimos 30 dias, operações de combate ao crime organizado resultaram na redução de 42% das mortes violentas na Bahia, conforme dados apresentados pela Polícia Civil na primeira semana de novembro. A queda abrange homicídios, latrocínios e lesões dolosas seguidas de morte.
O Policiamento Orientado pela Inteligência (POI) foi crucial para essa diminuição e também possibilitou o bloqueio de R$ 6 bilhões ligados ao tráfico de drogas e armas. Os valores foram recuperados durante as Operações Primus e Freedom, que foram realizadas em diferentes estados, incluindo São Paulo, Rio de Janeiro e Ceará.
Além das quantias bloqueadas, as operações resultaram na apreensão de um arsenal significativo, que inclui vinte fuzis, submetralhadoras, espingardas, pistolas, granadas e munições. Tais ações ocorreram em Salvador, no Recôncavo Baiano e no Extremo Sul da Bahia.
“Não vamos permitir que integrantes de facções tentem subjugar o Estado. Não vamos permitir que grupos criminosos violentem as nossas comunidades”, afirmou o secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner.
Werner ainda ressaltou a importância da colaboração da população e reforçou que informações que ajudem as Forças de Segurança podem ser encaminhadas pelo telefone 181 (Disque Denúncia), garantindo o anonimato dos informantes.

