Nesta sexta-feira, 14, a polícia cumpriu três mandados de prisão e oito mandados de busca e apreensão em uma operação direcionada a um grupo criminoso especializado em roubo de caminhões e cargas. As ações ocorreram nas cidades de Vitória da Conquista e Itapetinga, no interior da Bahia, além de Itumbiara, em Goiás. As prisões foram realizadas no bairro Brasil, em Vitória da Conquista.
As investigações, que tiveram início em abril de 2025, surgiram em resposta a uma série de roubos de veículos pesados e cargas na Bahia e no norte de Minas Gerais. Um centro automotivo situado na BR-116, que pertencia a um homem de 38 anos considerado o líder do grupo, foi um dos alvos da operação. O local funcionava como ponto de desmanche, adulteração e receptação de veículos de carga roubados.
O chefe do grupo possui diversas passagens pela polícia por receptação, roubo e adulteração de veículos. Parte dos mandados de busca e apreensão também foi cumprida em um condomínio de alto padrão em Vitória da Conquista, onde os suspeitos residiam em condições luxuosas. As investigações indicam que o grupo realizava roubos noturnos, efetuava sequestros breves dos motoristas, trocava imediatamente as placas dos caminhões e deslocava os veículos para a região entre Planalto e Vitória da Conquista, onde eram desmanchados.
Um Relatório de Inteligência Financeira revelou que os envolvidos movimentaram mais de R$ 10 milhões em um ano, levantando suspeitas de lavagem de dinheiro e ocultação de bens. A Operação Heritage, conduzida pela Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos de Vitória da Conquista, contou com a participação de 40 policiais civis. Durante a ação, foram apreendidas diversas cabines e motores de caminhões, além de celulares e computadores, que serão submetidos a perícia.
O delegado titular da DRFR de Vitória da Conquista, Odilson Pereira, compartilhou detalhes da operação que visa desmantelar esses grupos criminosos.

