O prefeito Bruno Reis (União Brasil), de Salvador, voltou a provocar o Carnaval do Rio de Janeiro nesta terça-feira (17). A declaração veio durante a premiação do Guinness World Records, que reconheceu a folia da capital baiana como a maior ação de reciclagem de latas de alumínio do mundo. Foram impressionantes 46 toneladas de latas recolhidas.
Durante a coletiva de imprensa, o gestor não perdeu a chance de brincar, afirmando que o Carnaval de Salvador é, pelo menos, seis vezes maior que o do Rio de Janeiro. Antes, o Rio detinha o recorde com mais de 8 toneladas coletadas.
“Se parar para ver, são seis vezes mais latas recicladas em relação ao Rio de Janeiro. Lá no Rio foram oito toneladas, então significa que o nosso carnaval (de Salvador) é, pelo menos, seis vezes maior que o do Rio de Janeiro”, declarou Bruno Reis.
Os números comprovam a folia de Salvador: foram 46.130 kg de latas de alumínio recicladas durante a festa. Esse valor supera em mais de cinco vezes o que foi registrado pelo Carnaval do Rio de Janeiro em 2023, que contabilizou 8.825 kg.
Zoeira saudável entre prefeitos
Não é a primeira vez que o prefeito de Salvador gosta de uma boa provocação sobre o Carnaval. No ano passado, Bruno Reis já havia lançado um desafio aos gestores de outras capitais sobre qual delas faz a melhor festa do país. Na ocasião, ele comentou uma reportagem em que o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), provocava o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD).
“Eu amo a autoestima do prefeito de São Paulo! Enquanto eles definem qual é o segundo melhor carnaval… Todo mundo sabe qual é o primeiro, né?”, escreveu o prefeito da capital baiana em suas redes sociais.
Na matéria compartilhada por Bruno Reis, Ricardo Nunes mandou um recado direto para Eduardo Paes:
“Queria mandar um abraço para o meu amigo Eduardo Paes, parabenizar ele por ter o segundo maior Carnaval do Brasil. E está aqui o maior e melhor Carnaval do Brasil”, disse Nunes, referindo-se à festa paulistana.
Na publicação, Bruno Reis marcou Nunes, Paes e João Campos (PSB), prefeito do Recife, reforçando o convite para que todos viessem conhecer a folia soteropolitana.
“Prefeitos, o convite para conhecerem o maior carnaval do mundo já tá feito! Venham para Salvador”, escreveu o prefeito.
A disputa pelo título de “melhor” ou “maior” Carnaval do Brasil parece ser uma tradição divertida entre os prefeitos, e Bruno Reis, de Salvador, demonstra ter bastante confiança na grandiosidade da festa em sua cidade.

