A Secretaria de Mobilidade (Semob) de Salvador, na Bahia, intensificou as ações de fiscalização contra o transporte irregular de passageiros e registrou um recorde: 59 veículos foram removidos de circulação nos dois primeiros dias de folia. Esse número representa um aumento de 68% em comparação com o ano passado, quando 35 veículos foram retirados.
O foco principal da fiscalização é garantir que os foliões se desloquem com segurança e tranquilidade pelos circuitos da festa. Para isso, as equipes da Semob estão em pontos estratégicos, como as proximidades da Estação da Lapa e da Avenida Centenário, áreas de grande movimento.
Fiscalização foca em motos clandestinas e aumenta abordagens
Os motociclistas que fazem o transporte remunerado de pessoas sem autorização são o alvo principal das equipes. Somente nas imediações da Lapa e da Centenário, 21 motocicletas foram removidas ao pátio da Transalvador por essa infração. A Semob também reforçou a quantidade de abordagens, que saltou 66% em relação ao Carnaval de 2025, totalizando 318 veículos fiscalizados nos dois primeiros dias.
Na sexta-feira, dia 13, que marcou o segundo dia oficial da folia, os agentes abordaram 232 veículos. Dessas fiscalizações, 32 geraram notificações por diversas infrações e 31 resultaram na remoção dos veículos para o pátio.
“Aumentamos o número de abordagens dando foco maior nos motociclistas, uma vez que eles são responsáveis por grande parte dos acidentes de trânsito registrados”, explicou Pablo Souza, secretário de Mobilidade. Ele destacou a medida como uma prioridade estratégica para o Carnaval deste ano.
A Semob garante que as operações de fiscalização continuarão em todo o período do Carnaval, tanto perto dos circuitos da festa quanto em outros locais da cidade, visando sempre oferecer opções de transporte organizadas e seguras para quem aproveita a folia.

