Curiosidades e tecnologia

Subestação Primária do VLT de Salvador é energizada e inicia testes operacionais

A Subestação Primária Calçada do VLT de Salvador foi energizada em 4 de outubro, permitindo o início dos testes operacionais do sistema ferroviário.
Por Redação
Subestação Primária do VLT de Salvador é energizada e inicia testes operacionais

Primeiro trem do VLT de Salvador -

Compartilhe:

A Subestação Primária Calçada do VLT de Salvador foi energizada nesta terça-feira, 4, marcando um importante avanço na implementação do Trecho um do sistema. Com a energia agora disponível, a alimentação elétrica do VLT se estenderá até a Ponte de São João, permitindo a conexão de quatro quilômetros de extensão entre vários pontos estratégicos do corredor ferroviário.

A nova subestação tem a função de receber eletricidade da concessionária Coelba e rebaixar a tensão de 69 para 13,8 kV, o que possibilita a distribuição da energia necessária ao funcionamento do sistema. De acordo com Fabrício Magalhães, consultor técnico do Consórcio VLT Nerk, a energização facilitará a alimentação de grande parte do Trecho.

O VLT de Salvador conta com um planejamento de infraestrutura que abrange quatro subestações primárias e vinte subestações retificadoras, essenciais para a movimentação da energia ao longo das três etapas do projeto. Agora que a Subestação Calçada está operante, a equipe técnica poderá iniciar os testes de funcionamento da retificadora, da rede aérea de tração e dos trens.

Essas etapas são cruciais para a validação operacional do sistema, aproximando ainda mais a realidade do VLT em Salvador, um projeto esperado para melhorar a mobilidade urbana na região.