No dia 19 de outubro, durante sessão do plenário do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE), o conselheiro Inaldo Araújo reconheceu a importância do Concurso Cultural Jovem Jornalista (CCJJ) 2025, promovido pelo Programa A TARDE Educação, do Grupo A TARDE. O evento, que ocorreu no dia 18 no Teatro Sesc Casa do Comércio, contou com a presença de alunos, professores, gestores e autoridades e teve como tema ‘SOS: se a terra gritasse, o que ela diria?’, destacando questões de sustentabilidade em torno da COP30.
Ao elogiar a iniciativa, Araújo enfatizou a relevância do projeto para a valorização da escola pública e destacou a história inspiradora de Tailane Sâmara Souza dos Santos Silva, vencedora da categoria 'Crônica'. A jovem, de 14 anos, retornou aos estudos após 14 anos afastada e conquistou o primeiro lugar, dedicando seu esforço à educação dos filhos. Araújo mencionou:
“É importante ressaltar que a senhora Taliane Samara Sousa, mãe de cinco filhos, depois de 14 anos sem estudar, resolveu voltar aos bancos escolares e foi agraciada em primeiro lugar na categoria crônica.”.
O conselheiro finalizou sua fala propondo uma moção de homenagem ao Grupo A TARDE, enfatizando que a iniciativa merece total apoio. Ele afirmou:
“Aliás, todos aqueles que acreditam que, assim como Anísio Teixeira, a máquina de se fazer democracia é a escola pública. Parabéns ao jornal que organiza essa importante iniciativa.”
O Concurso Cultural Jovem Jornalista 2025 é promovido com o apoio de diversas instituições, incluindo o Governo do Estado da Bahia, a Prefeitura de Salvador e a Petrobras, entre outros, reforçando a importância da educação no desenvolvimento social.

