A Uber iniciou uma nova fase em sua operação, lançando carros autônomos sem motoristas ou operadores de segurança em Abu Dhabi, no Oriente Médio. Essa medida é válida, por enquanto, apenas para as categorias X e Comfort.
Em colaboração com a empresa chinesa WeRide, a Uber promove o uso de veículos de nível 4, que são capazes de realizar corridas totalmente de forma autônoma. Essa mudança faz de Abu Dhabi a primeira cidade fora dos Estados Unidos a permitir tal operação comercial, após a concessão da licença urbana necessária pelo Centro de Transporte Integrado (ITC).
Os veículos utilizados são os modelos WeRide Robotaxi GXR, que contam com diversas câmeras e sensores, proporcionando navegação independente em rotas pré-definidas. O funcionamento segue um sistema regulado pelas autoridades, similar ao de um metrô sem condutor.
Dentro dos carros, os usuários podem contar com suporte através do aplicativo da Uber, além de um tablet instalado no veículo, que auxilia na experiência de transporte. Até o momento, não há informações sobre a expansão desse serviço para o Brasil.

