O ano letivo da rede estadual da Bahia começou com uma grande novidade para os estudantes do Colégio Estadual de Tempo Integral Manoel Devoto, no bairro do Rio Vermelho, em Salvador, na Bahia. A escola foi reinaugurada nesta segunda-feira (9) após uma modernização completa, resultado de um investimento de R$ 21,3 milhões. Agora, o colégio oferece uma infraestrutura de ponta, focada em conforto e acessibilidade para mais de 1,4 mil alunos.
Estrutura renovada e alunos cheios de expectativas
As obras trouxeram uma verdadeira transformação para a unidade. As 26 salas de aula foram modernizadas e climatizadas, a biblioteca ganhou um novo visual, e o ginásio coberto foi completamente requalificado. Além disso, a escola agora conta com quatro novos laboratórios: um de Ciências, um Escritório Criativo, um de Matemática/Física e outro de Informática. Essas melhorias visam garantir um ambiente de aprendizado mais dinâmico e eficaz.
A modernização também incluiu a instalação de vestiários e uma guarita, além da adequação do refeitório, que se tornou um restaurante estudantil capaz de servir aproximadamente 150 pessoas. O auditório também passou por uma requalificação e agora pode receber atividades culturais e pedagógicas com capacidade para 200 lugares.
Os estudantes não esconderam a empolgação com as mudanças. Pietro Santana, de 16 anos, que está no 2º ano do Ensino Médio, expressou otimismo.
“Estou achando o colégio muito bonito depois da reforma e eu tenho expectativas boas. Teve uma evolução muito grande. A quadra foi reformada, as salas tem climatização, os laboratórios de química e física é algo que também não tinha e agora vamos poder usar e aproveitar”, disse Pietro, que sonha em cursar Engenharia de Software e acredita que “essa estrutura nova vai garantir essa base para iniciar o ensino superior de forma qualificada”.
Maria Avelino, de 15 anos, vivendo a transição do ensino fundamental para o médio, também se sentiu acolhida.
“Eu estou tranquila porque a escola me trouxe muita tranquilidade também pelo conforto, coisa que em outras escolas que eu estudei não estavam tão legais”, comentou Maria.
Educação para o futuro e foco em valores
O governador Jerônimo Rodrigues esteve presente na solenidade e destacou a importância histórica do Colégio Manoel Devoto, que existe desde 1954 e homenageia um professor e médico que contribuiu para a educação.
“Esse colégio tem história, com estudantes e ex-estudantes, e é uma homenagem a um professor, a um médico, que trabalhou pela criação de ambientes de gestão da educação, como a Academia Baiana de Educação. O colégio é de 1954 e está bem conservado. E é em um local estratégico, em um bairro, uma região muito importante aqui no Rio Vermelho, no Nordeste de Amaralina. Temos que celebrar”, afirmou o governador.
Jerônimo Rodrigues também celebrou a marca de 100 escolas de tempo integral entregues na Bahia e o crescimento da rede estadual, que já conta com quase 630 mil matrículas. Ele reforçou a importância de todos os setores da educação trabalharem juntos pelo desenvolvimento.
Para a secretária estadual da Bahia, Rowenna Brito, a escola é um espaço crucial para a formação cidadã. Ela ressaltou que, até 2026, a rede estadual focará em aprendizagens que promovam a democracia, o respeito a negros, à comunidade LGBTQIAPN+, aos povos indígenas e o combate à violência contra as mulheres.
“Formação é sempre muito importante. Falar sobre temas que são centrais para a formação dos estudantes, que é o respeito às pessoas, aos negros e às negras, às pessoas com deficiência e o respeito às mulheres. A gente não pode naturalizar que uma mulher seja assassinada por ela ser mulher, e a escola é esse espaço de debate. Nós vamos fazer esse espaço com muita força”, disse Rowenna, destacando a parceria com a Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM) através do projeto “Oxe Me Respeito nas Escolas”.
Com todas essas mudanças, o Colégio Manoel Devoto promete não só uma estrutura física de ponta, mas também um ambiente de aprendizado mais acolhedor e preparado para os desafios do futuro, atendendo estudantes do Ensino Médio (regular e Educação de Jovens e Adultos – EJA) e da Educação Profissional.

