O tráfego de veículos pesados na ponte sobre o Rio Jequitinhonha, na BR-101, no município de Itapebi, na Bahia, voltou a ser suspenso pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). A nova medida começou a valer nesta quarta-feira, 24 de abril, a partir das 8h da manhã. A decisão surpreende, pois a liberação para esse tipo de veículo tinha acontecido há apenas dois dias, na segunda-feira, 22, depois de quatro meses de interdição.
Segundo o DNIT, a interrupção no trânsito de caminhões e outros veículos de carga mais pesados se deu porque os motoristas não estavam cumprindo as regras estabelecidas para a passagem. Houve casos de excesso de peso e desrespeito ao limite de velocidade, que é de 30 km/h no local. A ponte é uma via crucial, e o desrespeito às normas compromete a segurança e a estrutura da travessia.
Quais veículos podem passar pela ponte?
Com a nova determinação, somente veículos leves de passeio, vans, micro-ônibus, ônibus e caminhões com até dois eixos estão liberados para cruzar a ponte. Para os demais veículos de carga, o desvio pela Veracel é a única alternativa. Essa mudança no fluxo exige atenção redobrada dos motoristas e pode causar atrasos para quem precisa seguir viagem pela BR-101, uma das rodovias mais importantes do país.
Histórico de interdições e solução futura
Esta não é a primeira vez que a ponte enfrenta restrições. A estrutura foi totalmente interditada no início de maio do ano passado, com a circulação de veículos liberada apenas em 6 de junho. Em 2 de agosto, os veículos pesados foram proibidos novamente, e em 22 de dezembro, houve uma nova liberação para ônibus e caminhões, decisão que agora é revertida. Esse ciclo de liberações e suspensões mostra a complexidade na gestão do tráfego e na manutenção da segurança da ponte.
A ponte do Rio Jequitinhonha tem um papel vital, servindo como uma ligação essencial entre a zona rural e o centro de Itapebi, além de ser um ponto estratégico na BR-101. Pensando na solução definitiva e no aumento da capacidade, uma nova ponte está sendo construída bem ao lado da estrutura atual. Com aproximadamente 510 metros de extensão e faixas duplicadas, essa nova travessia promete aliviar o problema do tráfego pesado e oferecer mais segurança.
As obras de fundação da nova estrutura já estão em andamento, e a previsão é que tudo esteja pronto até 2026. O governo federal já investiu R$ 104 milhões tanto na recuperação da ponte antiga quanto na construção da nova. Além disso, outros R$ 22 milhões estão sendo aplicados na operação, conservação e manutenção do desvio da Veracel, mostrando o compromisso em garantir a fluidez e a segurança do trânsito na região.

