Esportes

Ex-técnico do Bahia, Otacílio Goncalves, morre aos 85 anos em Porto Alegre

O ex-técnico de futebol Otacílio Goncalves faleceu aos 85 anos em Porto Alegre; a causa da morte ainda não foi divulgada.
Por Redação
Ex-técnico do Bahia, Otacílio Goncalves, morre aos 85 anos em Porto Alegre
Compartilhe:

O ex-técnico de futebol Otacílio Goncalves, conhecido como 'Chapinha', faleceu nesta terça-feira (18), aos 85 anos, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. A causa da morte ainda não foi divulgada.

Com uma carreira de mais de 20 anos, Chapinha teve passagens por grandes clubes do futebol brasileiro, incluindo Grêmio, Internacional, Atlético-MG, Palmeiras e Bahia. Entre 1990 e 1991, integrou a comissão técnica da Seleção Brasileira sob a liderança do técnico Paulo Roberto Falcão.

Em 1992, Goncalves dirigiu o Paraná, que conquistou o título da Série B do Campeonato Brasileiro ao vencer o Vitória na final. O sucesso levou à sua contratação pelo Palmeiras ainda naquele ano, tornando-se o primeiro técnico do Alviverde na 'Era Parmalat' até 1993.

Chegando ao Bahia em 1995, ele teve uma breve passagem, comandando a equipe nas campanhas da Copa do Brasil e do Campeonato Brasileiro, onde o Tricolor alcançou as oitavas de final e ficou em 17º lugar, respectivamente. Depois de deixar o Bahia, Chapinha se aventurou no futebol japonês, onde treinou o Yokohama Flügels.

Ao longo de sua trajetória, Otacílio Goncalves trabalhou em clubes como Figueirense, Athlético Paranaense, Coritiba, Internacional, Grêmio, Portuguesa, Náutico e Santa Cruz, encerrando sua carreira em 2002 após mais uma passagem pelo Paraná.