A Fifa estuda ampliar o uso do VAR na Copa do Mundo de 2026, com propostas sendo avaliadas em reuniões com o International Football Association Board (IFAB).
Uma das ideias mais avançadas inclui a possibilidade de revisar escanteios que possam ter sido marcados de forma incorreta. O plano tem como objetivo aumentar a precisão das decisões durante as partidas do torneio que acontecerá nos Estados Unidos, Canadá e México.
Segundo informações do jornal inglês The Telegraph, essa aplicação adicional do VAR será específica para o Mundial de 2026, já que o IFAB tem competência para autorizar mudanças pontuais em campeonatos curtos.
Outra proposta debatida foi a intervenção do VAR em expulsões supostamente injustas, particularmente aquelas resultantes de um segundo cartão amarelo. No entanto, esta medida é considerada menos provável de ser aprovada.
As definições sobre as propostas discutidas serão tratadas em uma reunião de negócios marcada para o dia 20 de janeiro de 2026. O IFAB seguirá com a votação final das ideias que forem adiante em um encontro programado para 28 de fevereiro.

