A corrida pelas últimas vagas da Copa do Mundo de 2026 entrou em uma nova fase com o término das Eliminatórias em todos os continentes. Agora, 22 seleções têm a oportunidade de se classificar para o Mundial por meio das repescagens, que ocorrerão em março e vão definir as últimas seis vagas disponíveis.
A repescagem intercontinental contará com a participação de seleções de cinco confederações, disputando apenas duas vagas. As equipes confirmadas são: Bolívia (Conmebol), República Democrática do Congo (África), Iraque (Ásia), Nova Caledônia (Oceania) e os representantes da Concacaf, Suriname e Jamaica. Os times Iraque e RD Congo, devido à sua melhor posição no ranking, avançam diretamente para as 'finais', enquanto as demais seleções se enfrentarão nas semifinais, que serão definidas em sorteio expressado amanhã.
As semifinais estão programadas para serem disputadas em jogos únicos no México, uma das sedes da próxima Copa do Mundo. Os confrontos são: Jamaica enfrentará Bolívia ou Nova Caledônia, e Suriname jogará contra Bolívia ou Nova Caledônia. Na fase final, os vencedores das semifinais se enfrentarão por uma vaga na Copa do Mundo, com partidas acontecendo no mesmo país sede.
No continente europeu, a competição será ainda mais intensa. Dezesseis seleções disputarão quatro vagas. Doze equipes estão qualificadas como segundas colocadas em seus grupos nas Eliminatórias, enquanto as outras quatro são os times que se destacaram na Liga das Nações. As seleções na reta final incluem Itália, Albânia, Eslováquia, Ucrânia, e mais. Amanhã, a Fifa irá realizar um sorteio às 9h (de Brasília) para definir os confrontos das semifinais.
Já estão garantidas na Copa do Mundo seleções como Argentina, Brasil, e França, entre outras. A expectativa é que a fase decisiva das repescagens traga emoções e histórias marcantes, completando o quadro das 48 seleções que estarão na competição em 2026.

