Indicação de Josias Gomes ao TCE-BA ganha aval da CCJ e avança para plenário
A corrida para uma cadeira no Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE-BA) teve um avanço significativo nesta terça-feira, 16. O deputado federal Josias Gomes (PT-BA) viu sua indicação para a Corte ser aprovada por unanimidade pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), em Salvador, na Bahia. Com o sinal verde da comissão, o futuro do parlamentar agora depende da votação em plenário, um passo crucial que pode acontecer nos próximos dias.
A sabatina de Josias Gomes perante os membros da CCJ foi tranquila, resultando em um placar de 7 votos a 0. A comissão, liderada pelo deputado estadual Robinson Almeida (PT), deu seu aval sem ressalvas, mostrando um consenso em torno do nome do deputado.
Agora, todos os olhares se voltam para o plenário da Casa. A data da votação da indicação de Josias Gomes ainda está sendo costurada nos bastidores. A expectativa é que um acordo entre os deputados da base governista e os da oposição possa definir se a eleição ocorrerá ainda nesta semana. Caso contrário, a decisão seria adiada para a próxima segunda-feira, 22. No entanto, a tendência aponta para uma votação mais breve, dada a agenda movimentada dos deputados que se preparam para retornar às suas bases eleitorais pelo estado.
Na mesma sessão plenária, outro nome importante deve ser referendado: o do deputado federal Otto Filho (PSD-BA). Sua indicação ao TCE-BA também já foi aprovada pela CCJ na semana passada, aguardando apenas a confirmação dos demais parlamentares.
Em suas declarações, Josias Gomes expressou gratidão e orgulho pela oportunidade. Ele destacou seu longo histórico de serviço público e o desejo de continuar contribuindo para o estado em uma nova função.
"Ser indicado pelo governador para esse posto para mim é um orgulho, e eu falei isso com diversas pessoas, que sei do quanto cada uma e cada um de nós tem em nossas atividades parlamentares o interesse e a vontade de servir ao Estado, seja nesta casa, seja na Câmara Federal, como foi o meu caso, por cinco mandatos, ou nessa nova investida que o governador me cumpriu, a quem agradeço."
Ele também fez um apelo aos parlamentares, pedindo confiança e garantindo que será um membro acessível e dialogador no Tribunal de Contas.
"Quero ter a confiança de todos os parlamentares que pertencem à Comissão de Constituição e Justiça, mas também, quando for ao plenário, contar com o apoio de todos vocês e a certeza de que terão alguém lá no Tribunal de Contas do Estado e saberá como ninguém ouvi-los e [...] da importância do diálogo no sentido de esclarecer qualquer assunto que diga respeito a indicação para que a gente possa ter uma boa performance."
Com o caminho aberto na CCJ, Josias Gomes se aproxima cada vez mais de assumir uma cadeira no importante órgão de controle das contas públicas. A decisão final está nas mãos dos deputados estaduais.

