O Brasil pode ganhar duas novas universidades federais a partir de 2027, conforme anunciou o presidente Lula (PT) durante uma cerimônia no Palácio do Planalto, em Brasília, nesta quinta-feira, 27. Ele enviou ao Congresso Nacional dois projetos de lei que visam criar as instituições: a Universidade Federal Indígena (Unid) e a Universidade Federal do Esporte (UFEsporte).
A proposta da Unind busca atender a uma demanda dos povos indígenas, oferecendo educação superior que dialogue com saberes tradicionais e científicos. O foco está na formação de profissionais indígenas, onde estarão integrados níveis de graduação e pós-graduação, atendendo jovens e adultos indígenas, além de pesquisadores e lideranças comunitárias interessados na educação intercultural.
Entre os cursos que serão oferecidos pela Unid, destacam-se Gestão Ambiental e Territorial, Políticas Públicas, Sustentabilidade Socioambiental, Línguas Indígenas, Saúde, Direito, Agroecologia e Engenharias. Embora o público prioritário seja indígena, qualquer pessoa interessada nas temáticas pode se inscrever.
A UFEsporte, por sua vez, destina-se à formação acadêmica e tecnológica na área esportiva, com a intenção de promover a ciência do esporte e contribuir para políticas públicas voltadas à inclusão social. Os cursos oferecidos incluirão áreas como Ciência do Esporte, Educação Física, Gestão e Marketing Esportivo, além de Medicina e Reabilitação Esportiva.
Ambas as universidades funcionarão em Brasília caso os projetos sejam aprovados pelos representantes do Congresso. A criação da UFEsporte retoma uma promessa feita por Lula em agosto deste ano.

