Política

Lula envia projetos para criar universidades federais em Brasília

Lula anunciou planos para criar a Universidade Federal Indígena e a Universidade Federal do Esporte em Brasília, buscando atender demandas específicas.
Por Redação
Lula envia projetos para criar universidades federais em Brasília

Presidente Lula (PT) anunciou que Brasil pode ganhar duas novas universidades em 2027 -

Compartilhe:

O Brasil pode ganhar duas novas universidades federais a partir de 2027, conforme anunciou o presidente Lula (PT) durante uma cerimônia no Palácio do Planalto, em Brasília, nesta quinta-feira, 27. Ele enviou ao Congresso Nacional dois projetos de lei que visam criar as instituições: a Universidade Federal Indígena (Unid) e a Universidade Federal do Esporte (UFEsporte).

A proposta da Unind busca atender a uma demanda dos povos indígenas, oferecendo educação superior que dialogue com saberes tradicionais e científicos. O foco está na formação de profissionais indígenas, onde estarão integrados níveis de graduação e pós-graduação, atendendo jovens e adultos indígenas, além de pesquisadores e lideranças comunitárias interessados na educação intercultural.

Entre os cursos que serão oferecidos pela Unid, destacam-se Gestão Ambiental e Territorial, Políticas Públicas, Sustentabilidade Socioambiental, Línguas Indígenas, Saúde, Direito, Agroecologia e Engenharias. Embora o público prioritário seja indígena, qualquer pessoa interessada nas temáticas pode se inscrever.

A UFEsporte, por sua vez, destina-se à formação acadêmica e tecnológica na área esportiva, com a intenção de promover a ciência do esporte e contribuir para políticas públicas voltadas à inclusão social. Os cursos oferecidos incluirão áreas como Ciência do Esporte, Educação Física, Gestão e Marketing Esportivo, além de Medicina e Reabilitação Esportiva.

Ambas as universidades funcionarão em Brasília caso os projetos sejam aprovados pelos representantes do Congresso. A criação da UFEsporte retoma uma promessa feita por Lula em agosto deste ano.