A Polícia Federal deteve, na noite de segunda-feira, 1º, um grupo de 125 argentinos em Dionísio Cerqueira, Santa Catarina, ao identificar que estavam tentando entrar no Brasil de forma irregular. Os estrangeiros viajavam em dois ônibus de turismo com destino a Ituporanga, onde planejavam trabalhar na colheita de cebola e fumo.
A irregularidade foi constatada quando os veículos foram abordados por equipes da PF em um posto da Polícia Rodoviária Federal localizado em Guaraciaba, no Paraná. Os motoristas do transporte foram ouvidos e liberados após prestarem depoimento.
Após a interceptação, os 125 argentinos foram levados à delegacia da Polícia Federal, onde passaram por identificação formal. Na unidade, foram autuados por evasão ao controle migratório e receberam notificações de saída do país, assim como multas e termos que impedem o retorno ao Brasil.
A PF instaurou um inquérito com o objetivo de investigar possíveis crimes referentes à facilitação da migração ilegal. O caso evidencia a necessidade de um controle mais rigoroso nas fronteiras para evitar a entrada irregular de imigrantes.

