Esportes

Presidente do Vitória viaja à Europa em missão da CBF por Fair Play

O presidente do Vitória, Fábio Mota, embarca para a Europa em 2026, com tudo pago pela CBF, para discutir Fair Play Financeiro e arbitragem, afastando rumores de venda da SAF.
Por Redação
Presidente do Vitória viaja à Europa em missão da CBF por Fair Play

Fábio Mota em entrevista coletiva -

Compartilhe:

O presidente do Esporte Clube Vitória, Fábio Mota, tem uma missão importante na Europa agendada para 2026. A convite da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), ele viajará para Londres, na Inglaterra, e outras grandes cidades europeias. O objetivo principal é aprofundar discussões sobre o Fair Play Financeiro e a profissionalização da arbitragem no futebol brasileiro, temas que o clube baiano tem defendido com força.

A agenda de Mota inclui visitas estratégicas em Londres, onde ele conhecerá a sede da Premier League, a liga de futebol mais rica e organizada do mundo. Depois, a comitiva seguirá para Frankfurt, na Alemanha, e Madrid, na Espanha. Em todas essas paradas, o plano é observar de perto o funcionamento de ligas e clubes, além de assistir a jogos importantes para entender as melhores práticas.

Em uma entrevista coletiva nesta segunda-feira, 5, Fábio Mota explicou a importância da viagem para o futebol brasileiro.

"A gente vai à Londres assistir um jogo da Inglaterra, visitar a sede da Premier League e ver como funciona, tudo isso tem a ver com as discussões de Fair Play Financeiro, de profissionalização da arbitragem, bandeiras que o Vitória é um dos primeiros clubes a levantar no Brasil. Também tem visitas a clubes, ligas, estádios, e depois vamos à Frankfurt fazer a mesma coisa, assistir um jogo do campeonato alemão, depois para Madrid", detalhou o presidente.

Viagem custeada pela CBF e sem busca por investidores

Um ponto importante que Fábio Mota fez questão de esclarecer é sobre os custos e a verdadeira intenção da viagem. Ele enfatizou que a CBF será a responsável por todas as despesas, acabando com qualquer rumor de que o Vitória estaria buscando investidores para a venda de sua Sociedade Anônima de Futebol (SAF) no exterior.

"Nessa semana temos três dias em cada uma dessas cidades que são livres, e é aí que entra a programação do Vitória, uma na Inglaterra, uma na Alemanha e outra na Espanha. Nos dias livres vou convidar os presidentes da Federação Baiana e da CBF, mais do que eu disser aqui... Não posso. Não tem conversa com sheik, para deixar bem claro: minha viagem é de trabalho, e não de turismo. Estou lá por trabalho e não vamos gastar um centavo, quem paga todas as despesas é a CBF", afirmou o dirigente, categórico.

Além dos detalhes da viagem europeia, Fábio Mota aproveitou a coletiva para abordar outros assuntos relevantes para o clube. Ele mencionou a chegada de um novo patrocinador, a Skokka, do mesmo segmento da Fatal Model, e apresentou Sérgio Papellin como o novo executivo de futebol do Vitória, trazendo novidades importantes para a gestão do clube.