A Polícia Militar de São Paulo prendeu ao menos 17 detentos que, mesmo estando em saída temporária, aproveitaram o benefício para voltar a cometer crimes. As prisões aconteceram entre a última terça-feira (23) e a manhã deste domingo (28), em diferentes cidades do estado de São Paulo.
Durante esse período, a polícia flagrou essas pessoas envolvidas em delitos graves como roubo, furto a residência, tentativa de homicídio e até tentativa de estupro. As ações policiais também revelaram um grande número de beneficiados que não seguiram as regras impostas pela Justiça.
Fiscalização da PM Encontra Quebra Generalizada de Regras
Além das prisões em flagrante, a Polícia Militar intensificou a fiscalização e identificou que muitas pessoas não cumpriram as condições da saída temporária. Segundo o levantamento, 865 detentos descumpriram as regras, alguns deles mais de uma vez. Isso fez com que o número total de infrações chegasse a 994.
Entre as irregularidades mais comuns estão:
- Viajar para cidades não autorizadas.
- Quebrar o recolhimento obrigatório em casa durante a noite, que vai das 19h às 6h.
- Ficar em bares e casas noturnas.
- Consumir álcool ou drogas.
O benefício da saída temporária permite que detentos do regime semiaberto passem alguns dias fora da prisão para visitar a família ou participar de atividades que ajudem em sua ressocialização, mas sempre com regras claras a serem seguidas.
Casos Graves Chocam População
A gravidade de alguns crimes durante a “saidinha” chamou a atenção. Em Indaiatuba, em São Paulo, na última sexta-feira (26), um detento que usava tornozeleira eletrônica roubou um carro e manteve um idoso em cativeiro. Ele obrigou a vítima a sacar dinheiro em caixas eletrônicos, sob ameaça de arma. Depois de uma denúncia, o idoso foi encontrado em Sorocaba, em São Paulo, e o criminoso acabou preso em flagrante.
Já em Taubaté, em São Paulo, no sábado (27), a Polícia Militar deteve um detento que foi reconhecido por uma vítima como o autor de uma tentativa de estupro. No mesmo dia e na mesma cidade, outro homem que estava em saída temporária foi preso após tentar matar uma pessoa.
Violência Doméstica Também Registra Prisões
Os primeiros dias do benefício também registraram casos de violência doméstica no interior de São Paulo, com pelo menos quatro homens presos. Em Nova Odessa, em São Paulo, um deles foi detido depois de ameaçar a ex-companheira dentro de um hospital. Em Pirangi, em São Paulo, outro suspeito usou uma faca para intimidar a namorada e exigir dinheiro para comprar drogas.
A Polícia Militar afirmou que vai manter as fiscalizações reforçadas em todo o estado de São Paulo. O objetivo é garantir que as determinações da Justiça sejam cumpridas e evitar que novos crimes aconteçam durante o período da saída temporária.

