Um acidente aéreo chocou quem estava em Copacabana, no Rio de Janeiro, no último sábado (27). Um avião de propaganda caiu no mar de Ipanema, e o piloto Luiz Ricardo Leite de Amorim, de 40 anos, morreu. A principal linha de investigação, segundo especialistas, aponta que o tamanho da faixa de publicidade rebocada pela aeronave pode ter causado a queda.
Gerardo Portela, doutor em Gerenciamento de Riscos e Segurança pela Coppe/UFRJ, analisou as imagens do acidente. Ele explicou que o monomotor perdeu a sustentação – um fenômeno técnico conhecido como "estol", onde a aeronave perde a capacidade de voar. Portela acredita que a faixa, ao criar um "arrasto" (resistência do ar) muito grande, sobrecarregou o motor do avião, contribuindo decisivamente para a perda de controle.
“Essa faixa impõe um arrasto muito grande. Então, significa carga, e o motor é muito sobrecarregado. É preciso checar se aquela faixa era compatível com a aeronave e com as condições de potência do motor”, afirmou Portela ao GLOBO.
Ele enfatiza que, em casos de emergência, o piloto precisa soltar a faixa rapidamente, pois ela representa um obstáculo enorme e reduz as chances de um pouso de emergência seguro, como um pouso "de barriga" sobre a água. "A gente vê nas imagens que o avião acabou perdendo a de sustentação, caindo em parafuso e de bico, um estol. Provavelmente isso é consequência de alguma interferência daquela faixa que não foi liberada a tempo", completou o especialista.
Irregularidade e resgate do piloto
Os bombeiros trabalharam por duas horas e meia para resgatar o corpo de Luiz Ricardo, em uma operação que movimentou a orla de Ipanema às vésperas do Réveillon. A busca foi acompanhada de perto por moradores e turistas, preocupados com o desfecho trágico.
Além da tristeza pela perda do piloto, o acidente revelou uma irregularidade grave: a empresa Visual Propaganda Aérea, dona do avião, não tinha licença para fazer a campanha publicitária. Por conta disso, a prefeitura informou que a empresa será autuada e multada.
Investigações em andamento
As investigações para entender o que realmente aconteceu estão por conta do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) e da Polícia Civil. Além da hipótese da faixa, outras possibilidades também são consideradas, como falha no motor ou problemas no sistema de controle do avião.
Bernardo Rubião, subprefeito da Zona Sul, que acompanhou as buscas no local, conversou com os responsáveis pela aeronave. As informações iniciais eram de que esse era o primeiro voo do piloto Luiz Ricardo puxando uma faixa de propaganda. Essa informação levanta a questão sobre o treinamento e a experiência específica do piloto para essa atividade, que exige manobras precisas e a capacidade de reagir rapidamente a imprevistos.
Até o fim da tarde do sábado do acidente, a empresa tentava encontrar uma solução para içar a aeronave do fundo do mar e auxiliar nas análises. Os resultados das investigações são aguardados para esclarecer todas as causas dessa tragédia.

