Mais um caso de violência em praias brasileiras viralizou nas redes sociais. Desta vez, a confusão aconteceu em Balneário Camboriú, em Santa Catarina, e mostra barraqueiros agredindo um homem na areia.
Nas imagens, que circulam amplamente pela internet, é possível ver ao menos três trabalhadores de barracas, usando camisetas laranjas, partindo para cima da vítima. Um deles desfere golpes repetidos com um objeto de madeira que parece um cabo de vassoura, atingindo o homem diversas vezes. Outro agressor aplica tapas na vítima. Em um momento chocante e de grande covardia registrado no vídeo, uma quarta pessoa surge correndo e aplica uma "voadora" certeira no homem já caído, demonstrando a brutalidade da agressão.
Até agora, as autoridades não divulgaram informações oficiais sobre o que motivou a briga, nem sobre o estado de saúde do homem agredido. O caso tem gerado grande repercussão e preocupação entre moradores e turistas, levantando questionamentos sobre a segurança nas praias da região.
Relembre o caso parecido em Porto de Galinhas
Essa não é a primeira vez que cenas de agressão envolvendo barraqueiros e turistas chocam o público. Dias antes do episódio de Balneário Camboriú, um casal de turistas foi espancado na praia de Porto de Galinhas, em Pernambuco, após um desentendimento sobre cobranças de serviços na areia.
Segundo o relato do casal de turistas, a confusão teria começado por causa de uma taxa de R$ 50 para usar cadeiras, mesmo sem consumir nenhum alimento dos quiosques. A divergência sobre o valor e a insistência na cobrança teriam escalado rapidamente para um bate-boca.
A situação piorou drasticamente quando, de acordo com os turistas, um deles teria agredido um trabalhador. Essa atitude provocou a reação violenta de outros barraqueiros, que se envolveram na briga e acabaram agredindo o casal.
Os dois episódios levantam um alerta sobre a segurança e a convivência nas praias, locais que deveriam ser de lazer e tranquilidade para todos os frequentadores, e não palco para cenas de violência.

