O time do Vitória tropeçou novamente no Campeonato Baiano de 2026. Neste domingo (18), jogando fora de casa no Estádio Agnaldo Bento, em Porto Seguro, na Bahia, o Leão empatou em 1 a 1 com o Porto pela terceira rodada da primeira fase da competição. O resultado é amargo, especialmente porque a equipe jogou parte do confronto com um jogador a menos, após uma expulsão que mudou o rumo da partida.
Com esse empate, o Rubro-Negro, que tem uma equipe alternativa comandada pelo auxiliar Rodrigo Chagas, continua sem conseguir uma vitória no torneio. A busca pelos primeiros três pontos no Baianão 2026 se estende para as próximas rodadas, mantendo a torcida na expectativa.
Gol, comemoração e a reviravolta no placar
Apesar do resultado final, o Vitória começou a partida promissor, abrindo o placar ainda no primeiro tempo. Aos 38 minutos, depois de uma boa jogada de Kike Saverio pela ponta esquerda, o atacante Pablo conseguiu balançar as redes, dando a vantagem para o time de Salvador. A alegria, porém, durou pouco e virou um grande problema.
Na euforia do gol, Pablo subiu nos alambrados do estádio para comemorar, uma atitude que resultou em seu segundo cartão amarelo e, consequentemente, na expulsão. Deixando o time com um homem a menos, essa expulsão foi um divisor de águas, forçando o Vitória a jogar toda a segunda etapa em desvantagem numérica. Foi um lance que a equipe sentiu bastante, e que os torcedores lamentaram por seu impacto imediato no jogo.
Com um jogador a menos em campo, segurar o resultado se tornou uma tarefa mais difícil. O Porto aproveitou a superioridade numérica e conseguiu o empate aos 15 minutos do segundo tempo. A jogada que originou o gol saiu de um arremesso lateral, e Ítalo, com uma bonita finalização de meia bicicleta, deixou tudo igual no placar: 1 a 1.
Impacto na tabela do Baianão
O empate teve um custo para o Vitória. O time perdeu uma ótima oportunidade de entrar no G-4 do Campeonato Baiano. Atualmente, o Rubro-Negro ocupa a 5ª posição na tabela, somando apenas três pontos em três jogos disputados. Enquanto isso, o Porto, com cinco pontos conquistados, está na 3ª colocação, mostrando que soube aproveitar o mando de campo e a situação da partida.
A equipe alternativa do Leão agora precisa se reajustar e buscar a primeira vitória na competição para não se complicar na fase inicial. Os próximos jogos serão cruciais para definir o caminho do Vitória no Baianão 2026.
Ficha Técnica: Porto 1 x 1 Vitória
- Competição: 3ª rodada do Campeonato Baiano
- Local: Estádio Agnaldo Bento, em Porto Seguro, na Bahia
- Data: 18 de janeiro de 2026
- Horário: 16h
- Árbitro: Bruno Pereira Vasconcelos
- Assistentes: Elicarlos Franco de Oliveira e Antonielson Jesus da Silva
- Quarto árbitro: Savio Oliveira dos Santos
- Transmissão: TVE e TV Vitória
- Cartões amarelos: Diki, Guilherme, Léo Gomes e Peu (Porto) / Diogo Antônio e Pablo (2x) (Vitória)
- Cartões vermelhos: Pablo (Vitória)
- Gols: Pablo aos 38' 1T (Vitória) / Ítalo aos 15' 2T (Porto)
Escalações:
Porto: Matheus Cabral; Gabriel Saulo, Anderson Bandeira, Everton Santana e Peu (Caio); Bruno Ferreira (Breno Cézar), Pedro Lima (Adriano Napão), Ygor (Léo Gomes), Diki e Ítalo (Cesinha Silva); Luan Rodrigues. Técnico: Sandro Duarte.
Vitória: Yuri Sena; Gean, Edenilson, Ivan Henrique, Diogo Antônio e Felipe Vieira (Wendell); Pablo, Zé Breno (Luis Aucélio), Dudu Miraíma (Lucas Lohan) e Kike Saverio (Jamerson); Lawan (Luis Miguel). Técnico: Rodrigo Chagas.

