O ex-presidente do Brasil, Jair Bolsonaro (PL), anunciou nesta sexta-feira, 5, que seu filho, o deputado Flávio Bolsonaro (PL), será seu candidato à presidência nas próximas eleições. A declaração foi feita a interlocutores próximos da família.
Esta é a primeira vez que Jair Bolsonaro, preso na carceragem da Polícia Federal (PF) em Brasília, manifesta publicamente sua intenção de lançar Flávio como candidato á presidência.
Na análise de Jair, a candidatura de Flávio ganha força à medida que ele comece a se comportar como um postulante ao Palácio do Planalto, realizando agendas em todo o país. O ex-presidente acredita que seu filho pode consolidar a unidade dentro do partido, apoiado por governadores aliados como Tarcísio de Freitas (Republicanos), em São Paulo, e Cláudio Castro (PL), no Rio de Janeiro.
A estratégia inclui que o senador intensifique suas viagens pelo Brasil e assuma um papel de destaque nos debates com o atual presidente, Lula (PT). Além disso, dentro da dinâmica familiar, Flávio é visto como um candidato que pode transmitir 'previsibilidade' à classe política e ao setor econômico, devido ao seu perfil mais moderado comparado ao de seus irmãos.
No que diz respeito à vice-candidatura, é provável que Michelle Bolsonaro concorra ao Senado pelo Distrito Federal, enquanto um partido de centro deve indicar o vice na chapa de Flávio. Do lado da atual administração, há discussões entre as lideranças do PT sobre a possibilidade de Geraldo Alckmin, do PSB, assumir novamente a vice na chapa encabeçada por Lula.

