Política

Otto Alencar Filho é aprovado na CCJ para conselheiro do TCE-BA, Bahia

Otto Alencar Filho é aprovado na CCJ da Alba para conselheiro do TCE-BA após sabatina realizada em 10 de outubro.
Por Redação
Otto Alencar Filho é aprovado na CCJ para conselheiro do TCE-BA, Bahia

Deputado Otto Alencar Filho (PSD) durante sabatina na Alba -

Compartilhe:

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) aprovou, nesta quarta-feira, 10, o nome do deputado federal Otto Alencar Filho (PSD-BA) para o cargo vago de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE-BA). A decisão veio após uma sabatina realizada pelo colegiado.

Agora, a expectativa gira em torno da votação em plenário, programada para a próxima terça-feira, 16, conforme informou o presidente da Comissão, deputado estadual Robinson Almeida (PT).

Otto Filho foi indicado pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT) no dia 3 de dezembro, para ocupar a vaga deixada pelo conselheiro Antônio Honorato de Castro Neto, que se aposentou no fim de julho deste ano.

Durante a sabatina, Otto chegou à Comissão acompanhando sua esposa, Renata, e aproveitou a oportunidade para apresentar um resumo de sua trajetória política e experiência em órgãos públicos, incluindo sua passagem pela Desenbahia, onde atuou como presidente entre 2015 e 2018, antes de ser eleito deputado federal, cargo que ocupa atualmente em seu segundo mandato.

“Eu concordo plenamente que os tribunais, eles são apoiadores da Assembleia Legislativa, certo que essa Assembleia que é responsável e verdadeira representante do povo”, afirmou Otto, destacando a importância de uma atuação proativa dos tribunais e a colaboração para a melhor gestão dos recursos públicos.

Otto Filho, nascido em Salvador em 7 de julho de 1977, é graduado em Administração de Empresas pela Unifacs e possui especialização em Investimentos, Gestão de Fundos e Gerenciamento de Risco pelo British Columbia Institute of Technology (BCIT), no Canadá. Em 2022, foi o deputado federal mais votado na Bahia, com 200.909 votos, e atualmente é vice-líder do governo no Congresso e vice-presidente da Comissão de Minas e Energia.