O Esporte Clube Vitória se envolveu em uma polêmica jurídica após utilizar os direitos de transmissão, já comprometidos em acordo trabalhista, como garantia para um empréstimo de R$ 16 milhões junto ao Banco BMG. O contrato foi firmado em 26 de agosto de 2025, um dia antes da notificação formal à Rede Globo sobre um acordo de conciliação assinada pelo clube, em 5 de agosto do mesmo ano.
Segundo apurações, o clube se comprometeu a destinar os valores a receber da Globo, referentes ao Campeonato Brasileiro da Série A, para o pagamento de dívidas trabalhistas em um acordo global. Apesar de garantir o empréstimo com os direitos já comprometidos, o Vitória continuou atuando no processo trabalhista como se esses valores estivessem disponíveis.
Em 3 de novembro de 2025, o Vitória informou ao Judiciário que a Globo transferiria mais de R$ 6 milhões para a conta judicial vinculada ao processo. A duplicidade no uso dos créditos pode gerar novos desdobramentos jurídicos, levantando questões sobre conflitos de preferência entre os credores.
Até o momento, não houve pronunciamento oficial do Vitória, da Rede Globo ou do Banco BMG em relação ao ocorrido.

